Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Com o objetivo de abordar questões referentes aos fundamentos da alfabetização e suas contribuições para o planejamento das práticas pedagógicas, as turmas do 3º e 4º períodos do curso de Pedagogia da unidade Doctum de Serra promoveram, no último dia 16, uma aula-oficina com o tema “Aprender para ensinar e ensinar aprendendo”.
A iniciativa faz parte da disciplina de “Alfabetização: teoria e prática”, ministrada pela professora Drª Lilian Menenguci. O trabalho foi criado a partir de uma pesquisa realizada sobre a história da escrita, dos alfabetos e sua confecção em diferentes tipologias. A ideia foi promover uma reflexão sobre a elaboração de recursos didáticos e sua utilização em sala de aula.
As turmas foram organizadas em grupos de trabalhos e cada grupo foi responsável pelo processo de pesquisa, abordando subtemas como: letra bastão; letra de imprensa; letra maiúscula cursiva; letra minúscula cursiva; alfabeto datilológico ou manual (conhecido popularmente como alfabeto em Libras) e alfabeto no Sistema Braille. Em seguida, os grupos apresentaram os resultados de suas pesquisas e o recurso didático confeccionado.
“A partir de cada uma das apresentações, tivemos a oportunidade de avaliar, desde a escolha do material para a produção do recurso até as possibilidades de exploração desse material didático durante o processo alfabetizador, sem perder de vista a perspectiva de uma educação que se pretende inclusiva, pensando também sobre a produção do alfabeto datilológico e no Sistema Braille”, conta Menenguci.
Para a estudante Thamiris Duarte, a oficina despertou seu olhar sobre a importância de planejar a confecção e a utilização do material didático e pedagógico em sala de aula. “Depois dessa aula, com essa nova visão, compreendemos a importância de pensar pequenos detalhes que fazem diferença no processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Com o objetivo de abordar questões referentes aos fundamentos da alfabetização e suas contribuições para o planejamento das práticas pedagógicas, as turmas do 3º e 4º períodos do curso de Pedagogia da unidade Doctum de Serra promoveram, no último dia 16, uma aula-oficina com o tema “Aprender para ensinar e ensinar aprendendo”.
A iniciativa faz parte da disciplina de “Alfabetização: teoria e prática”, ministrada pela professora Drª Lilian Menenguci. O trabalho foi criado a partir de uma pesquisa realizada sobre a história da escrita, dos alfabetos e sua confecção em diferentes tipologias. A ideia foi promover uma reflexão sobre a elaboração de recursos didáticos e sua utilização em sala de aula.
As turmas foram organizadas em grupos de trabalhos e cada grupo foi responsável pelo processo de pesquisa, abordando subtemas como: letra bastão; letra de imprensa; letra maiúscula cursiva; letra minúscula cursiva; alfabeto datilológico ou manual (conhecido popularmente como alfabeto em Libras) e alfabeto no Sistema Braille. Em seguida, os grupos apresentaram os resultados de suas pesquisas e o recurso didático confeccionado.
“A partir de cada uma das apresentações, tivemos a oportunidade de avaliar, desde a escolha do material para a produção do recurso até as possibilidades de exploração desse material didático durante o processo alfabetizador, sem perder de vista a perspectiva de uma educação que se pretende inclusiva, pensando também sobre a produção do alfabeto datilológico e no Sistema Braille”, conta Menenguci.
Para a estudante Thamiris Duarte, a oficina despertou seu olhar sobre a importância de planejar a confecção e a utilização do material didático e pedagógico em sala de aula. “Depois dessa aula, com essa nova visão, compreendemos a importância de pensar pequenos detalhes que fazem diferença no processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.